
A ESCRITA COMO GESTO | LIGIA MARA SANTOS
R$52.00
Um minutinho da atenção, por favor.
Para nós, é muito importante conseguirmos driblar as políticas das empresas de pagamentos, como, por exemplo, a PayPal, cujo dono é um bilionário ultraconservador, e a Striper, que cobra altas taxas e demora um mês para repassar as quantias.
Por isso, não importa se o pagamento seja via PIX, débito ou crédito, pedimos para que faça seu pedido pelo e-mail contato@casatreseditora.art.br. Se for PIX, logo retornaremos com a chave; débito ou crédito, com link de pagamento. :)
Do contrátrio, tudo bem: ainda oferecemos, aqui pelo site, as opções em débito ou crédito.
SOBRE
E se o exercício da escrita passa a ser a criação de novos signos, num processo análogo ao desenho? O escrever como traço, rabisco, imagem, sinal, símbolo — todos outros, inventivos, lúdicos, avizinhados, e enaltecidos, da tenra fase infantil, pré ou em período de alfabetização, quando escrever é não domesticar: é livre invenção.
Um gesto de escrita para uma escrita gestual: assim parece que foi feito A escrita como gesto, de Ligia Mara Santos. A autora, que também é professora, extrai do fabulário das crianças, da sua própria infância, a inspiração para criar uma escrita singular. Também Mirtha Dermisache, artista argentina que inventou uma escrita, num grafismo único, é quem influencia Ligia à invenção de um novo texto.
O livro, em si, é dividido por um texto de introdução, um ensaio fotográfico das mãos de Ligia, e, por fim, a escrita inventada: uma série de grafismos de diferentes formas, dimensões, intensidades. Além disso, na orelha da capa, há um anexo com outra escrita da autora: um poema chamado A casa como lugar de escrita.
TRECHO
“Lá com as memórias antigas, encontro uma de quando era ainda criança… Naquele tempo eu adorava brincar com imagens e vivia rodeada com cadernos, livros, postais, revistas e outras coisas que encontrava pela casa. de Arranjava tudo isso e sobre as mãos e fazia de conta que estava lendo coisas importantes, costumava falar em voz alta, trocando ideias comigo mesma.”
AUTOR
Ligia Mara Santos é artista e professora de crianças. No cotidiano com os pequenos, fundamenta seu fazer em caminhos inventivos, artísticos e brincantes. As histórias e as imagens permeiam as rotinas, e os textos são escutados, tocados, cheirados, lambidos e degustados. Para além do universo da escola, as artes habitam sua vida como aprendiz e apreciadora.
ESPECIFICAÇÕES
Gênero(s): poesia; ensaio
Páginas: 47
Projeto gráfico: Felipe Moreno e Luana Adriano
Artesania: capas com título e ilustração carimbadas, uma a uma
Formato: 10,0 cm x 14,5 cm
ISBN: 978-65-81513-12-2
Edição: 1ª, 2025
