ATIVIDADES
OFICINA DE POESIA
MEIO SAMURAI, MEIO MALANDRO:
DO HAICAI TRADICIONAL AO TROPICAL
É possível utilizar as principais características do haicai — sua forma, seus temas, sua filosofia — como elemento estético central para a prática de outras expressões poéticas?
A partir dessa questão, o poeta e ministrante, William Feitosa Junior, caminha conosco num arco ora digressivo, ora propositivo, sempre poético, que contempla o haicai tradicional e um pouco da sua história; o haicai livre, como expressão para além da forma tradicional; até a radicalidade da escrita de outros poemas que, inspirados na essência haicaística, extrapolam (ou não) o haicai, pois se desenham na própria espontaneidade da escrita, desapegados das exigências formais.
Público-alvo: poetas; pessoas com experiência na escrita literária ou iniciantes; pessoas interessadas em poesia e em haicai; pessoas estudantes e curiosas. Serão oferecidas 10 vagas, podendo exceder-se para, no máximo, 12.
Ministrante: William Feitosa Junior. Da banda de Teresina. Professor. Fazedor de haicai e de poemas (d)a margem e de miragem. Autor de Enquanto as roupas secam: haicais e outros poemas (Casatrês, 2022). Acreditava que, para ser considerado poeta, precisaria fazer um soneto e um haiku. Ainda hoje ele tenta…
Apoio e sorteios: fruto de parceria, a oficina evoca a amizade, os trabalhos em conjunto e as familiaridades estéticas entre William Feitosa Junior e Felipe Moreno, editor da Casatrês. Como apoiadora, a Casatrês oferecerá um sorteio ao final da oficina.
Datas e horários: os encontros virtuais ocorrerão durante quatro sábados seguidos: 09, 16, 23 e 30 de março, a partir das 10h, com duração prevista de 2 horas por encontro.
Plataforma: Jitsi Meet.
Valor e pagamento: R$ 180,00 reais. Pagamento à vista, preferencialmente, via PIX, pelo código QR desta página. Após o pagamento, enviar comprovante para contato@casatreseditora.art.br. Para pagamentos via débito ou crédito, entrar em contato através do mesmo e-mail.